A maioria das empresas passará por períodos ocasionais de consolidação, mas a maioria também estará atenta às próximas novas oportunidades de negócios e novos mercados. Quando chegar a hora de expandir a presença on-line da sua empresa, vale a pena avaliar as diferentes opções e estar preparado com uma estratégia que represente a melhor escolha para a sua empresa. Você deve configurar um novo domínio ou adicionar subdomínios ou subdiretórios ao seu domínio raiz existente? Neste post, explicamos os prós e contras de diferentes estratégias de vários domínios em termos de SEO, complexidade e recursos.
Podemos apoiar a implementação de suas próximas estratégias de SEO e conteúdo? Em seguida, marque uma consulta sem compromisso com nossos consultores do Digital Strategies Group e veja onde podemos ajudar:
Entrar em contato
Por que devo considerar uma estratégia de vários domínios?
Pode haver vários motivos pelos quais você pode considerar a adoção de uma estratégia de vários domínios para seus negócios. A seguir, são apresentados alguns dos objetivos mais comuns que uma abordagem de vários domínios foi projetada para alcançar:
- Diversificação / expansão da sua oferta comercial: Não é fácil fazer com que uma abordagem de tamanho único funcione – e, quanto mais amplos e diversificados os produtos ou serviços que uma empresa oferece, mais difícil pode ser atender a diferentes públicos e fornecer conteúdo adequado a todos os nichos e vendas relevantes funil estágios em apenas um domínio. Isso pode ser um desafio para empresas com uma estrutura corporativa que inclui várias submarcas. Ou para empresas que possuem uma marca forte, mas que desejam ingressar em novos mercados e / ou segmentos que seriam melhor atendidos por sites específicos às condições exclusivas desses mercados.
- Expansão para novos países: Quando as empresas se expandem para novos mercados, há várias opções disponíveis para sua presença online. Novas versões de idiomas ou países do site podem ser incorporadas como subdomínios, subdiretórios ou ccTLDs específicos de cada país (domínios de nível superior). Mais sobre essas diferentes abordagens segue abaixo.
- Novos Serviços Online (Blog, Fórum, Loja): Se você estiver planejando um blog da empresa, talvez não queira posicioná-lo no domínio raiz, porque o público-alvo, o conteúdo e a forma do endereço podem divergir das diretrizes normais de identidade corporativa da empresa. Considerações semelhantes sobre estratégia de vários domínios se aplicam ao configurar uma comunidade ou loja online.
- Dominação SERP e energia de backlink: Outro objetivo de uma estratégia de vários domínios pode estar ocupando várias posições nos resultados de pesquisa de uma palavra-chave, por exemplo, com a página da loja e o blog ambos aparecendo nas classificações. Se uma empresa ocupa várias posições, ela tem uma participação de mercado aumentada para essa palavra-chave, o que trará mais tráfego e rotatividade e reduzirá o número de cliques para a concorrência. Isso é possível com subdomínios ou pode ser útil configurar microsites que representam adequadamente toda a diversidade da oferta de uma empresa.
Novo domínio, subdomínio, ccTLDs – ou talvez um subdiretório?
Ao falar sobre estratégias de vários domínios, geralmente há discussões sobre a melhor maneira de integrar o novo conteúdo ao site. Uma expansão para novos mercados deve ser apoiada pelo estabelecimento de novos ccTLDs ou tudo deve ser configurado em um TLD genérico? Devo colocar meu blog, plataforma de cumminidade ou comprar em um subdomínio separado ou um subdiretório no domínio principal seria melhor? Aqui está uma breve visão geral com uma comparação das diferentes opções disponíveis:
Crie um novo domínio ou marca
Uma empresa que procura expandir seus negócios, entrar em novos mercados internacionais ou criar uma nova marca pode optar por um novo domínio que precisa ser estabelecido e promovido desde o início. Com essa abordagem, conteúdo, autoridade e confiança devem ser construídos lentamente. No entanto, se você já possui um domínio raiz forte ou outros domínios sob seu controle, pode tirar proveito dos efeitos de rede, usando os domínios maiores para suportar as “páginas de satélite” menores.
Exemplos incluem as redes de domínio de grandes editoras como a gigante alemã Axel Springer SE. O principal órgão de publicação é o bild.de (atualmente o 14º site mais visível na Alemanha), a versão on-line de seu jornal impresso, mas eles também administram portais de nicho com conteúdo sobre assuntos específicos, como eletrônicos (Techbook) ou viagens (Travelbook). Esses sites menores são beneficiários do poder de link gerado pelos backlinks do bild.de.
ccTLDs
Para uma empresa com negócios bem-sucedidos – e um site estabelecido – em um país, uma opção ao expandir para novos mercados é criar domínios de primeiro nível separados (ccTLDs) para os novos países.
- o vantagem dos domínios dos países é que as características regionais ou nacionais podem ser melhor representadas. Isso significa que os tópicos e formas de endereço podem variar de país para país. Os domínios específicos de países também podem se beneficiar de mais confiabilidade para os usuários e ser hospedados no país relevante. Uma empresa que deseja entrar no mercado chinês com um domínio .co.uk, .fr ou .de se destacará como um dedo dolorido nos resultados da pesquisa do Baidu e potencialmente parecerá não confiável para os usuários. (Você pode ler mais sobre as peculiaridades do mercado de pesquisa chinês em nossa série de blogs, Postais da China.) Outra vantagem de administrar domínios de vários países é que, se o seu site for atingido por uma penalidade ou atualização do Google, é possível que isso ocorra. afeta apenas domínios de países individuais. Se você tiver apenas um domínio e isso for atingido, toda a sua presença na Web poderá sofrer.
- UMA desvantagem dos ccTLDs específicos de cada país é que você precisa executar e manter domínios diferentes, o que aumenta a carga de trabalho. Você também precisa criar conteúdo, autoridade e poder de link do zero para que o Google considere seu novo domínio como relevante no novo mercado.
Subdomínios vs. Subdiretórios
Duas outras opções disponíveis para um site que busca se internacionalizar são o estabelecimento de subdomínios ou subdiretórios específicos do país no domínio principal. Essas opções também se aplicam quando uma empresa estende sua oferta online para incluir novos segmentos ou tópicos de conteúdo. A questão geralmente é se os novos tópicos seriam melhor colocados em um subdomínio separado ou configurados em subdiretórios no domínio principal. Essas duas variantes sempre existiram, então aqui está uma comparação dos prós e contras:
- Quando é um bom subdomínio?
Marcas e sites podem usar subdomínios para estruturar seu conteúdo em silos temáticos ou por idioma. Isso faz sentido se o novo conteúdo for separado tematicamente dos negócios principais (existentes) da empresa ou se os webmasters não tiverem controle total sobre ele. Um exemplo pode ser o aluguel de subdomínios em sites de editores ou sites com conteúdo gerado pelo usuário, como fóruns. Um subdomínio também pode ser recomendado se os processos de back-end, como sistemas de loja ou CMS – diferirem das ferramentas e processos usados pelo domínio principal.
A internacionalização também pode ser implementada usando subdomínios. A Wikipedia é um exemplo de um grande site internacional criado usando subdomínios para as diferentes versões de idiomas: en.wikipedia.org, fr.wikipedia.org e assim por diante. No entanto, os subdomínios se beneficiam menos com o conteúdo e os links do domínio raiz, os links são tratados como links externos e são necessários mais recursos para configurar e manter uma boa estrutura de links entre os diferentes subdomínios.
- Quando devo ir com subdiretórios?
A configuração de um subdiretório é muito mais fácil e requer menos recursos que um subdomínio. Se você estiver usando um CMS integrado para o seu site, verifique primeiro o uso de subdiretórios. Isso se aplica, novamente, a uma extensão do seu conteúdo ou oferta online e ao expandir internacionalmente. Novas versões de país ou idioma do site podem ser implementadas como diretórios, por exemplo example.com/en, example.com/fr etc. Uma vantagem dessa rota é que – além de ser menos complexa e exigir menos recursos para implementar -, há um efeito adicional de SEO, pois todas as medidas positivas afetam todo o domínio. O poder, a confiança e a autoridade do link do domínio principal podem ser passados para subdiretórios sem serem diluídos.
Por outro lado, uma penalidade do Google ou alterações no algoritmo de pesquisa provavelmente afetarão todo o domínio em massa, incluindo todos os subdiretórios. Com subdomínios (ou domínios completamente separados), o risco de um impacto negativo nas classificações se espalha mais.
Subdomínios x subdiretórios: o que é melhor para SEO?
Essa é uma pergunta que SEOs e profissionais de marketing on-line vêm discutindo há anos, com a tendência atualmente se inclinando cada vez mais para subdiretórios, não para subdomínios. O principal fator dessa tendência é que o agrupamento de recursos para um domínio raiz é a opção mais forte para a sustentabilidade a longo prazo. O conteúdo é mantido junto e os recursos técnicos e de SEO são focados em um site, permitindo que esse domínio cumpra seu potencial e crie autoridade e confiança com o Google.
Os subdomínios, por comparação, são claramente separados do domínio raiz, o que reduz a eficiência na instalação e manutenção. No entanto, essa pode ser uma opção preferida para empresas on-line que atendem a um dos seguintes critérios:
- O site abrange segmentos de negócios e conteúdo altamente diversificados ou
- os webmasters não têm controle completo sobre as novas seções do site.
O Google respondeu a essa pergunta com uma resposta direta e objetiva: “A pesquisa na web do Google é boa em usar subdomínios ou subdiretórios”, afirmou o analista de webmasters do Google, John Mueller.
No entanto, John Mueller continua dizendo que o conteúdo deve estar idealmente o mais próximo possível de um domínio – o que aponta para a opção de subdiretório. Se, por outro lado, existem grandes diferenças no conteúdo, os subdomínios são a opção preferida, diz Mueller. Por fim, para quem tiver dificuldade em decidir e não tiver certeza do que é melhor para os negócios, ele recomenda usar a opção de subdiretório.
Deseja ajuda para configurar sua estratégia de SEO? Então, por que não falar com um consultor do nosso Grupo de Estratégias Digitais?
Entrar em contato