O Google causou um rebuliço no setor de afiliados com a atualização do algoritmo de abril. A última atualização prometia melhores classificações nas buscas do Google para sites com análises de produtos e testes de produtos que incluem conteúdo especializado exclusivo e útil, enquanto sites afiliados que se concentram apenas em cliques e comissões, em vez de fornecer ao usuário valor agregado, seriam rebaixados. Até agora, a atualização foi lançada apenas para a pesquisa do Google em inglês, onde algumas mudanças importantes já foram vistas.
O que preciso saber sobre a atualização de abril do Google Product Reviews?
O que mudou? Esta atualização do Google foi direcionada principalmente para análises de produtos e sites de teste de produtos com o objetivo de empurrar conteúdo especializado e de alta qualidade nesta categoria no ranking. Uma vez que o objetivo das análises e testes de produtos é incentivar os usuários a comprar, esta é uma área sensível que está cada vez mais sob o escrutínio das diretrizes E-A-T do Google – Experiência, Autoridade, Confiança – os três elementos principais do Google para classificação de sites.
Quais sites foram afetados? A atualização foi essencialmente uma tentativa do Google de garantir que apenas sites afiliados de alta qualidade tenham uma chance de alcançar as primeiras classificações. Em outras palavras, sites que existem principalmente para servir a Amazon & co. mas não oferece nenhum valor agregado real, não terá uma classificação tão boa nos resultados da pesquisa.
Quando o lançamento ocorreu? O Google normalmente anuncia as atualizações mais importantes para os algoritmos de pesquisa com antecedência – uma estratégia que usou para suas atualizações principais e atualizações vitais da web principais e optou por fazer o mesmo para esta atualização de análises de produto. Ele anunciou o lançamento de análises em inglês em 8 de abril de 2021 nesta postagem do blog – o lançamento final foi concluído em 22 de abril de 2021.
Que “atualizações” e lançamentos podemos esperar no futuro? Danny Sullivan, Public Liaison of Search do Google, disse que ainda não havia um prazo específico para o lançamento da atualização das análises de produtos do Google em outros idiomas, acrescentando que a atualização das análises de produtos seria atualizada periodicamente. Ao contrário das atualizações principais, no entanto, outras “atualizações” não seriam anunciadas com antecedência.
No momento, há uma atualização periódica. Ao contrário das atualizações principais, nem sempre podemos postar quando uma atualização ocorre devido à natureza mais limitada do conteúdo envolvido aqui. Portanto, no geral, os sites devem considerar o conselho e continuar trabalhando para segui-lo (o que vale para as atualizações principais!)
– Danny Sullivan (@dannysullivan) 9 de abril de 2021
O que o Google quer dizer com análises de produtos de alta qualidade?
Então, o que são exatamente análises de produtos de alta qualidade e sites de testes de produtos? De acordo com o Google, “o foco geral [should be] em fornecer aos usuários um conteúdo que fornece análises perspicazes e pesquisas originais, e é escrito por especialistas ou entusiastas que conhecem bem o tópico ”. Isso significa que sites afiliados como “Os 10 melhores aspiradores de robôs”, que ocupam um lugar no ranking dos 10 melhores preenchendo a página com um gateway de API da Amazon e descrições e imagens de produtos copiadas, colocando tudo ao lado de um texto de SEO inútil, caem aquém dos requisitos do Google para análises de produtos de alta qualidade.
A propósito, as classificações de usuários e análises de produtos também não atendem aos requisitos para testes de produtos. Pelo menos é o que John Mueller enfatizou no Twitter, dizendo “o foco [has to be] claramente nas avaliações de especialistas ”.
Não conheço o seu site, parece ser na maior parte resenhas / comentários leves de usuários “aleatórios” na web. Olhando para https://t.co/h36Fw6ZIuE, o foco está claramente nas avaliações de especialistas. Manter alta a qualidade de um site UGC é difícil, não tenho uma solução simples.
– 🍌 John 🍌 (@JohnMu) 14 de abril de 2021
Nesta postagem do blog, o Google recomenda que os criadores de conteúdo dêem uma olhada crítica e se perguntem se as suas análises de produto
- Expressar conhecimento especializado sobre produtos quando apropriado?
- Mostrar como é o produto fisicamente, ou como é usado, com conteúdo exclusivo além do que o fabricante forneceu?
- Fornece métricas quantitativas sobre como o produto está se saindo em vários critérios de desempenho?
- Explique o que diferencia um produto de seus concorrentes?
- Cobrir produtos comparáveis a serem considerados ou explicar quais produtos podem ser melhores para determinados usos ou circunstâncias?
- Discutir as vantagens e desvantagens de um produto específico, com base em pesquisas sobre ele.
- Descreva como um produto evoluiu a partir de modelos ou lançamentos anteriores para fornecer melhorias, resolver problemas ou ajudar os usuários a tomar uma decisão de compra.
- Identificar os principais fatores de tomada de decisão para a categoria do produto e como o produto se sai nessas áreas? Por exemplo, uma revisão de um carro pode determinar que a economia de combustível, a segurança e o manuseio são os principais fatores de tomada de decisão e desempenho de taxa nessas áreas.
- Descrever as principais escolhas no design de um produto e seus efeitos sobre os usuários, além do que o fabricante diz.
O Google também recomenda que os editores, em particular, usem nomes de produtos exatos, dados estruturados e identificadores exclusivos de produto, como o número global de item comercial (GTIN ™), números de peça do fabricante (MPNs) e nomes de marcas.
Qual foi o impacto da atualização das avaliações de produtos do Google?
Vários SEOs, webmasters e especialistas relataram um impacto significativo nas classificações, especialmente para sites afiliados.
Por exemplo, o especialista em SEO Glenn Gabe mostrou algumas capturas de tela anônimas de sites cujas curvas aumentaram ou diminuíram significativamente após a atualização:
Alguns exemplos da volatilidade na visibilidade de pesquisa que estou vendo no espaço de avaliações (em categorias de nicho). Ainda é cedo, mas alguns sites estão observando muito movimento (incluindo alguns urls que saltam muitas posições entre os 10 primeiros, enquanto outros têm urls caindo fortemente). pic.twitter.com/jnZhZX0Cj7
– Glenn Gabe (@glenngabe) 10 de abril de 2021
Outros webmasters relataram uma perda completa de classificação, com palavras-chave desaparecendo completamente dos 100 principais resultados de pesquisa:
Afetado negativamente.
A maioria das palavras-chave que estavam classificadas nas 5 primeiras posições (constantemente nos últimos 2 meses) agora estão fora de 100.
O conteúdo do site é ok.
No momento, apenas 2 palavras-chave estão ativas e todo o site está desativado.
– Sumit Gupta (@ sumit4seo) 9 de abril de 2021
Em outro caso, foi relatada uma perda de 80% do tráfego durante a noite:
Com um estalar de dedos, meu site perdeu 80% de seu tráfego durante a noite. Um ano de boas pesquisas, boa redação, trabalho de SEO e suor, pelo ralo. O site foi bem recebido, com um crescimento constante e ajudamos muitas pessoas a encontrar o produto certo para suas necessidades.
– Mattia Callian (@MattiaCallian) 13 de abril de 2021
Conclusão: esta é a sentença de morte para sites afiliados?
Os sites afiliados não são fundamentalmente “ruins” para o Google. Ao contrário, se a qualidade for boa, esses tipos de avaliações são um importante auxílio na tomada de decisões para os usuários e merecem classificações adequadas.
Para editores de testes e análises de produtos, o seguinte se aplica: Como em outras áreas, a criação de conteúdo tão útil, útil e exclusivo quanto possível está se tornando mais importante do que nunca. É cada vez mais evidente que você precisa estar muito familiarizado com a respectiva área temática e ter conhecimentos relevantes na área.
Os sites que também oferecem uma experiência de usuário muito boa – e que estão preparados para a atualização dos principais dados vitais da web e a introdução da experiência da página como um novo fator de classificação no verão de 2021 – ainda devem ser capazes de continuar obtendo boas classificações no futuro.
Precisa de alguma ajuda?
Você foi impactado por esta atualização e precisa de algum suporte para colocar suas classificações de volta no curso? Fique à vontade para entrar em contato para um chat gratuito obrigatório e veja como podemos ajudar!