Quantas vezes você interagiu com um anúncio no Facebook e se perdeu na toca de um coelho? Se você é como eu, sua resposta provavelmente está na casa das dezenas. Eu poderia clicar em um anúncio sobre sorvete e, cinco minutos depois, me pego vendo vídeos do YouTube de sundaes caseiros.
Às vezes, porém, me deparo com um anúncio sem interrupções – eles são rápidos para chamar minha atenção e isso me diz tudo o que preciso saber quando chego à página de destino.
Hoje de manhã, por exemplo, verifiquei minha linha do tempo. Me deparei com esse anúncio enquanto rolava e, como vi minhas cores favoritas no anúncio, tive que clicar na imagem.
A página de destino não estava ocupada. De fato, a simplicidade chamou minha atenção. Tudo o que a página tinha era texto, uma imagem e um CTA. Percebi como o anúncio e a página de destino estavam centrados no mesmo produto.
Foi eficaz porque seu único objetivo era fazer com que eu preenchesse a oferta de avaliação gratuita, e foi exatamente isso que fiz. Afinal, eu queria acompanhar minhas postagens pessoais no Instagram.
No que diz respeito às páginas de destino do Facebook, essa foi ótima.
Você já criou uma página de destino específica para anúncios do Facebook? Se o pensamento de criar outra página de destino apenas para a mídia social parecer um fardo que você prefere evitar, não se preocupe. Na maioria dos casos, você não precisará fazer mais do que alguns pequenos ajustes em um que já tenha.
Se você está pronto para mergulhar no que faz das páginas de destino do Facebook uma obrigação para anúncios, continue lendo e vamos começar.
Uma página de destino é uma página da Web que os visitantes acessam quando se envolvem com um anúncio ou oferta. O objetivo de uma página de destino é conduzir a ação oferecendo algo de valor em troca de informações de lead. Geralmente, eles têm um formulário para baixar um e-book gratuito, receber uma demonstração, obter um modelo ou algo semelhante.
Fonte da imagem
Boas páginas de destino, como a acima, refletem a empresa e incluem pelo menos um CTA. As páginas de destino do Facebook têm o mesmo objetivo.
As páginas de destino do Facebook se referem àquelas anexadas aos anúncios do Facebook. Eles ainda têm o objetivo de atrair membros da platéia a agir, mas são otimizados para uso no Facebook.
Assim como existem práticas recomendadas para criar páginas de destino para o seu site, há algumas para aquelas vinculadas a anúncios do Facebook. Eles têm a ver com suas metas de anúncio e otimizar o conteúdo para o público.
Eles não devem diferir amplamente das páginas de destino do seu site; na verdade, devem refletir sua marca. Você terá apenas coisas diferentes para procurar. Portanto, em vez de o tráfego ser a prioridade número um, agora pode ser o número de compartilhamentos ou comentários. Se você é alguém que se beneficia de exemplos visuais como o meu, não se preocupe, também abordaremos as práticas recomendadas.
Então, vamos nos aprofundar em como criar uma página de destino que será uma experiência incrível para o seu público no Facebook.
Não há ferramenta de criação de página de destino para o Facebook, mas você pode inseri-los em anúncios via Ad Manager para aumentar leads e conversões. Mesmo sem essa função, o site tem dicas gerais para destacar suas páginas para o público.
O Facebook sugere facilitar a navegação da página. O conteúdo deve ser direto e relevante ao seu anúncio de suporte para evitar confusão. E, finalmente, combine a página com a marca geral do seu site.
Essas são bem diretas, certo? Faça o upload de uma página abrangente e com marca. Mas há um pouco mais do que isso – vamos dar uma olhada mais profunda na criação de páginas de destino do Facebook.
Como criar uma página de destino no Facebook
- Escolha um modelo.
- Marque o conteúdo.
- Faça do CTA a estrela da página.
- Visualize e teste sua página.
- Faça o upload no Ad Manager.
Neste exemplo, vamos fingir que estou criando uma página de destino do Facebook para uma oferta de e-book. O ebook está diretamente relacionado aos serviços que minha empresa fictícia de relações públicas, Off The Press Release, fornece. Esta oferta e esse anúncio visam aumentar as conversões.
1. Escolha um modelo.
Como eu não sou designer de sites, decidi usar um construtor de páginas de destino para criar o meu, e ficou incrível. Para esse design, decidi usar o Wix, mas você pode usar qualquer software com ferramentas de páginas da web, como HubSpot ou Mailchimp.
Fonte da imagem
Ao escolher meu modelo, eu queria ir com um que melhor atendesse à minha oferta. Decidi que aquele com uma forma e texto simples – assim, não teria muito o que editar e o design estático não distrairia os espectadores do Facebook.
Um modelo simples para um anúncio de conversão é ideal. As páginas de destino devem ter um design simples, para que não distraiam o público do envolvimento com o conteúdo certo. Nesse caso, uma oferta de e-book.
2. Marque o conteúdo.
Com um modelo escolhido, mudei o design para combinar com minha marca. Primeiro, adicionei novas cores: rosa e azul da meia-noite, para combinar com a minha empresa. Em seguida, alterei o texto para parecer mais conversador e relevante para minha oferta.
Eu queria que minha cópia se conectasse ao meu público no Facebook. Além disso, escolhi cores atraentes – elas não eram muito claras ou escuras.
Pense em qual logotipo, imagens e cópia farão com que sua mensagem seja a melhor para o público do Facebook. Se você percebeu que seu público responde muito bem a tons frios, use as versões mais escuras das cores da sua empresa para recursos como páginas de destino.
Se você não conseguir criar uma cópia que fale com seus clientes ou queira obter conselhos sobre marcas de especialistas, temos tudo a ver.
3. Faça do CTA a estrela da página.
O objetivo deste anúncio era obter o maior número possível de downloads. Para fazer isso acontecer, usei o design para transformar o CTA em estrela, colocando-o em uma posição visível na página. Isso torna mais fácil para o público concluir a ação.
A ação que você deseja que os usuários do Facebook executem na sua página de destino deve ser clara. Toda a cópia deve apontar para um CTA claro. É útil tornar o botão uma cor diferente. Eu escolhi o cinza, por exemplo, porque era uma cor que eu não tinha usado anteriormente.
Ou digamos que você trabalhe para uma empresa de varejo. Se a intenção do anúncio é aumentar as vendas, a página de destino pode oferecer uma porcentagem de desconto em troca da inscrição em emails. Tudo o que você está dando ao consumidor deve estar na frente e no centro, junto com o botão para chegar lá.
4. Visualize e teste sua página.
Quando estiver satisfeito com sua página, visualize-a no modo de visualização. Vê-lo da perspectiva do espectador pega erros. Além disso, você pode fazer alterações de última hora para melhor se ajustar a vários tipos de tela.
Se você tiver tempo, teste sua página. Uma das gerentes de anúncios pagos do Facebook, Nicole Ondracek, cita o teste de páginas de destino como um devo. “Os testes são muito úteis porque temos dados mais concretos sobre como tornar nossas páginas mais eficazes para o Facebook”, diz ela.
Verifique se o seu software possui recursos de teste. O meu não, mas o CRM e o Facebook da HubSpot possuem ferramentas de teste que podem fornecer dados úteis, como conversões e taxas de cliques. Eu poderia executar um teste A / B da página de destino usando o software da HubSpot e testar o anúncio usando a página de teste A / B vencedora.
5. Carregue-o no Ad Manager.
Quando estiver satisfeito com o seu anúncio da página de destino, salve-o e mude para o Ad Manager. A partir daqui, o processo é bastante intuitivo, especialmente se você já criou um anúncio. Depois de escolher o tipo de anúncio, basta preencher vários campos.
Os campos “Texto principal”, “Título” e “Descrição” serão visíveis para o público, portanto, preencha-os adequadamente. Por exemplo, o texto principal do meu anúncio apresenta minha empresa, a oferta e o que está dentro.
Os títulos enfatizam o assunto da oferta, enquanto a descrição fornece mais detalhes. Todos os campos, exceto o texto principal, são opcionais; portanto, você não precisa tornar o anúncio tão prolixo quanto eu. Adicione texto suficiente para transmitir o que você está anunciando e o tom da sua empresa.
Assim que você definir esses campos, escolher seu público-alvo, seu anúncio estará pronto para exibição. Clique em “Publicar!” para concluir a configuração de detalhes como orçamento e duração. E, se você precisar de um guia completo sobre como configurar um anúncio no Facebook, esta postagem é uma ajuda incrível.
Então agora você sabe como criar uma página de destino para anúncios do Facebook. Agora, é hora de discutir como e por que otimizar essas páginas de destino para o público.
Práticas recomendadas para a página de destino do Facebook
Pense na intenção do seu público. Que tipo de página de destino os interessará em sua oferta? Essas dicas de design e otimização são um marcador útil para garantir que o conteúdo esteja alinhado com a preferência do cliente.
1. Dê à página seu próprio URL.
Se você estiver usando uma página de destino que já existe e deseja rastrear leads de anúncios pagos, forneça à página seu próprio URL. Anúncios de resposta direta, que visam incitar uma ação imediata, geralmente são usados para geração de leads.
Quando você der à sua página de destino do anúncio no Facebook o seu próprio URL, poderá ver os leads ganhos especificamente com esse anúncio. Além disso, se você desejar fazer pequenos ajustes no desempenho do Facebook, poderá fazê-lo sem modificar a página original.
2. Mantenha o design livre de distrações.
Como profissionais de marketing, sabemos que as páginas de destino devem ser simples. Para páginas de destino de anúncios no Facebook, isso é especialmente verdade. É provável que suas metas de anúncio se concentrem no público em ação, e uma página de destino limpa suporta isso.
Se suas páginas de destino fora do Facebook geralmente incluem logotipos e texto clicáveis, remova-os para esta versão. Por exemplo, esta página de destino no site da HubSpot tem um logotipo e texto clicáveis. A versão do Facebook, no entanto, não. Isso distrai o objetivo geral do anúncio.
Fonte da imagem
Ao criar sua página de destino, use o espaço da página para tornar os CTAs visíveis. A cópia deve refletir sucintamente o que está sendo anunciado no Facebook. Por exemplo, a página de destino do Facebook acima aproveita marcas, fontes e fotos grandes e um botão acionável.
3. Crie de acordo com suas metas de anúncio.
Ao criar um anúncio no Facebook, você deve escolher um tipo de anúncio. Esses tipos de anúncio refletem o objetivo final da sua campanha, como geração de leads. Sua página de destino deve ser projetada de acordo com o objetivo da campanha para maximizar sua eficácia.
Uma página de destino deve ser criada com um objetivo em mente. Por exemplo, um anúncio de reconhecimento de marca pode ser amplo – é apenas apresentar o público a uma empresa. No entanto, uma página de conversões deve levar especificamente os espectadores a baixar o e-book ou a demonstração.
Fonte da imagem
Esta página de destino, por exemplo, tem o formulário na parte superior da página para ajudar a aumentar as conversões. Há pouco espaço para distração – a única interação disponível é preencher o formulário.
4. Adicione o recurso Pixel para otimização.
Pixel é um recurso do Facebook desenvolvido para aumentar o desempenho do anúncio. Adicionar pixel aos seus anúncios é como adicionar um recurso de segmentação extra.
Digamos que uma mulher de 35 anos em uma área urbana clicou na página de destino e concluiu uma oferta para um anúncio de reconhecimento de marca. O Facebook então pede ao Pixel para sugerir o anúncio para perfis com informações demográficas semelhantes, a fim de alcançar leads mais qualificados.
Essencialmente, o Pixel segmenta os membros do público com base nas informações demográficas das pessoas que interagiram anteriormente com o anúncio e aumenta a quantidade de tráfego que sua página de destino recebe.
5. Acompanhe as métricas corretas.
Se você deseja acompanhar o desempenho da página de destino, verifique as métricas corretas. O Facebook oferecerá um relatório de análise com base no seu tipo de anúncio, e há alguns que você pode atribuir à página de destino.
Ondracek recomenda analisar a quantidade de dinheiro gasto, formulários preenchidos e conversões. Ficar no orçamento da sua campanha de publicidade é fácil. A quantidade de formulários preenchidos permite que você saiba se o seu formulário foi eficaz para converter leads e as conversões mostram quantos.
Ao rastrear o desempenho fora do Facebook, adicione parâmetros UTM. Essa é basicamente uma tag especial em um URL que rastreia o desempenho da página. Os códigos UTM podem ser importados para o software de análise, como Google e Looker.
Você não precisa acompanhar as páginas de destino usando serviços diferentes. No entanto, se você criou sua página usando um software de automação de marketing que oferece análises, vale a pena lembrar. Além disso, os códigos UTM oferecem análises que você pode comparar com o Facebook e outros softwares.
Ter várias fontes de dados, recomenda Ondracek, fornece uma visão mais holística do desempenho da página de destino.
6. Teste as páginas de destino com freqüência.
Teste sua página de destino antes que ela entre no ar, se possível. Se você usou um software que oferece recursos de teste, use-os para testar a eficácia da sua página. Mesmo que não esteja conectado ao Facebook, você pode fazer pequenas alterações antes de fazer o upload com base nos resultados dos testes.
“Criamos páginas de destino usando o HubSpot, por isso usamos o recurso de teste A / B antes e enquanto usamos a página. Escolhemos uma coisa para ajustar de cada vez para manter os resultados precisos. Com o tempo, criaremos o Facebook mais eficaz páginas de destino possíveis “, diz Ondracek.
Você não precisa usar software específico para testar sua página de destino. Você pode até usar o recurso de teste A / B do Facebook para anúncios. Se você decidir seguir esse caminho, faça as conversões de sua meta de anúncios para que o design da página de destino seja um fator.
Quando criadas para o seu público, as páginas de destino do Facebook podem ser uma ferramenta incrível. Eles iniciam viagens de compra, ganham leads e expandem o alcance. Ao acompanhar o desempenho deles, você pode obter mais informações sobre como os clientes interagem com sua empresa no Facebook.
Use as páginas de destino para informar e encantar seu público. Eu, por exemplo, adoro uma boa página de destino e espero ver a sua na minha linha do tempo do Facebook a seguir.