O melhor guia para podcast de áudio, de acordo com especialistas em podcast da HubSpot

Em 2019, o Google começou a lançar a que é sem dúvida uma das mudanças mais significativas em seu mecanismo de pesquisa desde a introdução de carrosséis de vídeo dedicados em junho de 2018 ou a introdução de trechos em destaque em outubro de 2017: o Google começou a adotar podcasts para resultados de pesquisa .

Cada pequena alteração no algoritmo de pesquisa pode fazer com que os profissionais de marketing se esforcem para entender como podem tirar proveito dessa mudança – ou, para os mais pessimistas, como evitar ser empurrados para a temida página dois dos resultados da pesquisa.

Adicionar o podcast aos resultados da pesquisa afetará os criadores de conteúdo, especialistas em SEO, profissionais de marketing e, talvez o mais importante, provavelmente também terá um grande impacto nos podcasts.

Neste post, exploraremos como aproveitar o advento do SEO de áudio. Em seguida, veremos como você pode criar áudio de alta qualidade em casa, se estiver criando um podcast remotamente.

Mas antes de nos aprofundarmos em como os profissionais de marketing podem criar conteúdo de áudio compatível com SEO, vejamos o principal problema que o Google está resolvendo indexando todo o conteúdo do podcast.

Guia gratuito: Como iniciar um podcast [Download Now]

A história do problema de descoberta de podcasts

Se você fizer alguma leitura sobre a indústria de podcast, encontrará inúmeros artigos lamentando “o problema de descoberta” dos podcasts.

Quando as pessoas falam sobre o problema de descoberta, não estão se referindo à possibilidade de encontrar um podcast sobre o qual já ouviram falar. Em vez disso, estão falando sobre como é difícil descobrir Novo, shows inéditos.

Para a maioria dos podcasts, existe um mecanismo primário para descobrir novos programas: o iTunes Charts. A grande maioria dos downloads de podcast ocorre no iTunes.

Apesar de o Android comandar ~ 75% da propriedade de smartphones, o iTunes comanda a grande maioria dos downloads de podcast.

Como observa o primeiro-ministro do Podcast do Google, Zach Reneau-Wedeen: “Na verdade, é tão notório que, dispositivo por dispositivo, o iPhone médio ouve mais de dez vezes mais podcasts do que o Android comum”.

Devido ao enorme comando da Apple de downloads de podcast, seus gráficos têm desempenhado um papel crítico ao ajudar os novos programas a ganhar força.

Como uma visão geral rápida, a seção de podcast do iTunes possui os 100 melhores gráficos com base em regiões. Existem gráficos para os principais programas, gráficos para os principais episódios e, em seguida, uma coleção inteira de categorias e gráficos de subcategorias, como os 100 principais programas de negócios. Esses gráficos são gerados algoritmicamente.

O iTunes também possui uma lista com curadoria manual, como “New & Noteworthy”, na qual eles podem promover novos programas interessantes que ainda não conquistaram muitos seguidores. Além desses gráficos, muitos podcasts são descobertos através do boca a boca ou nas mídias sociais.

O problema com o sistema da Apple para descobrir novos podcasts é que os programas que tendem a ganhar força nas paradas são os que já possuem audiências internas. É por isso que você tende a ver o New & Noteworthy sendo repleto de programas de editores conceituados.

A única área que nunca foi particularmente eficaz para encontrar um novo podcast foi a pesquisa. Em 2018, o Google decidiu mudar isso.

A busca do Google para corrigir a descoberta de podcasts

Com mais de 700.000 podcasts por aí, milhões de episódios e ainda mais horas de conteúdo, o podcast é um conjunto de dados que o Google pode ajudar as pessoas a filtrar. No entanto, o Google não está apenas tentando facilitar a localização de podcasts – eles também estão tentando aumentar rapidamente o número de pessoas ouvindo para podcasts.

Como observa o gerente de produto do Google Podcasts, Zack Reneau-Wedeen, “a missão da nossa equipe é ajudar a dobrar a quantidade de podcasts no mundo nos próximos dois anos”.

A abordagem do Google para solucionar a descoberta é dupla: 1) tornar o podcast detectável por meio de pesquisa e 2) permitir que novos criadores de conteúdo tradicionalmente excluídos do mundo do podcast desenvolvam novos programas e atraiam novos públicos.

Aqui está o que o Google fez para ajudar a corrigir a descoberta de podcast:

  • Junho de 2018: o Google lança o novo Google Podcast App
  • Outubro de 2018: o Google faz parceria com o programa de criadores de PRX para atrair novos criadores e públicos-alvo para podcasts.
  • Março de 2019: o Google começa a indexar podcasts. O Google coleta informações, incluindo o nome dos podcasts, títulos e descrições de episódios e transcrições de novos episódios.
  • Maio de 2019: o podcast começa a aparecer nos resultados do podcast

Olhando para o novo smartphone do Google, o aplicativo de gravação do Pixel 4, você pode ver o quão incrivelmente bom G ficou na transcrição de vozes. Faz sentido, considerando que eles têm toneladas de dados de vídeos do YouTube, produtos da Página inicial do Google e todos os telefones Android.

Não há empresa melhor posicionada para digerir grandes quantidades de dados de áudio do que o Google.

Portanto, agora que eles têm todos esses dados em podcasts, vamos explorar como eles começaram a integrá-los aos resultados da pesquisa.

Google adiciona podcast aos resultados da pesquisa

No momento em que escrevemos isso, a maioria dos resultados de pesquisa que envolvem podcasts exige que a palavra ‘podcast’ esteja na consulta de pesquisa. Estamos vendo o podcast aparecer de duas maneiras.

Pesquisa ampla por categoria, também conhecida como Popular na Web: Quando você pesquisa um tópico amplo como “podcast de negócios”, os programas são exibidos em um carrossel na parte superior. Ao clicar nesses resultados, basta abrir uma nova pesquisa para o nome do programa.

Procurando por uma resposta: Ao procurar uma resposta mais específica e incluir a palavra “podcast”, você encontrará um carrossel de podcast. O carrossel parece dar peso ao título do programa, depois ao título do episódio, à descrição do programa e, finalmente, ao conteúdo real do episódio. No exemplo abaixo, você pode ver uma mistura de programas que incluem algo sobre construção de casas no programa ou no título do episódio.

O “Popular da Web” e os carrosséis de podcast são os dois mecanismos de como o Google está lançando podcasts nos resultados de pesquisa. Em termos imobiliários, esses dois carrosséis ocupam posições de destaque nas SERPs.

A estrategista de SEO da HubSpot, Aja Frost, explica o que a adição de podcasts significa: “Isso definitivamente terá um impacto no SEO”.

Frost diz: “A pesquisa é um jogo de soma zero – há uma quantidade definida de espaço no SERP; portanto, cada novo recurso de pesquisa, como um carrossel de podcast, significa que há menos espaço para os links azuis tradicionais”.

Todo profissional de marketing que se preocupa com sua posição no Google deve estar interessado em como inserir seu conteúdo nesses carrosséis cobiçados.

Que tipos de shows farão bem?

Neste novo mundo do SEO de áudio, quem serão os vencedores? Aqui estão algumas características dos programas que achamos que farão bem:

  1. Muitos episódios: Quanto mais episódios o seu programa tiver, maior será a probabilidade de aparecer em vários resultados de pesquisa.
  2. Episódios curtos: Geralmente um programa com episódios mais curtos provavelmente terá mais deles, o que aumenta as oportunidades de classificação. Agora que você pode reproduzir um episódio a partir dos resultados da pesquisa, é provável que episódios mais curtos se tornem mais populares quando alguém estiver procurando responder a uma pergunta.
  3. Áudio de qualidade: É menos provável que seu programa seja transcrito com sucesso se não houver áudio de qualidade. Isso pode afetar sua capacidade de aparecer nas consultas de pesquisa.
  4. Títulos alinhados às consultas: Se o título do programa, o título do episódio ou a descrição estiverem alinhados a um termo de pesquisa com um alto volume de pesquisa, é provável que esses programas apareçam com mais frequência.
  5. Convidados famosos: O podcast de Elon Musk vai ter muito mais pesquisas do que os podcasts de Sam Balter. Ter convidados famosos o ajudará a classificar para termos de pesquisa mais populares.

No futuro, também esperamos que os shows com segmentos se saiam particularmente bem. Estamos nos estágios iniciais do SEO de áudio, mas sabemos que o Google já transcreveu o conteúdo do episódio. Os programas que abordam um tópico e, em seguida, têm segmentos específicos alinhados ao termo de pesquisa abrangente provavelmente terão um bom desempenho.

Por exemplo, digamos que nosso episódio seja sobre publicidade digital. Podemos ter um segmento para cada programa chamado “Visão geral”, em que o host usa uma frase de fácil pesquisa como “Agora, forneceremos um Visão geral de publicidade digital no LinkedIn “.

Em seguida, outro episódio pode ter o mesmo segmento “Visão geral” e o host pode dizer algo como “Agora, forneceremos um Visão geral de publicidade digital no Facebook “.

Acreditamos que os segmentos de exibição ajudarão a exibir podcasts na página um do Google.

Otimizando o Podcast da HubSpot para SEO

Relançamos oficialmente nosso podcast educacional Skill Up. A primeira temporada do Skill Up se concentrou em SEO e teve conversas detalhadas com nosso especialista em SEO, Matt Barby. Houve oito episódios com média de mais de 40 minutos.

Para a nova versão do Skill Up, pretendemos adotar uma abordagem diferente. Estamos criando temporadas com base em tópicos específicos que identificamos como relevantes para nosso negócio principal e tem alto volume de pesquisa. Os episódios serão muito mais curtos, com média de 10 minutos por episódio.

Além disso, episódios individuais incluirão segmentos nos quais o host menciona frases-chave.

Finalmente, estamos nos afastando de um formato de entrevista – em vez disso, queremos que nosso host Skill Up atue como mais um narrador do conteúdo.

Ao focar o conteúdo de cada temporada em torno de um tópico específico, estamos fazendo o certo pelo ouvinte, fornecendo conteúdo interessante e fácil de consumir.

Também estamos fazendo o que é certo pelos mecanismos de pesquisa, simplificando os títulos, descrevendo segmentos ricos em palavras-chave e integrando segmentos no episódio, facilitando a identificação de partes do episódio pelos mecanismos de pesquisa.

Uma palavra de cautela

Os podcasts evoluíram ao lado, mas independentemente de pesquisa, mídia social, YouTube e blog. O sucesso do podcasting hoje é construído sobre as costas de criadores que se esforçam para fazer shows incríveis que desenvolvem seguidores leais.

Podcasts têm não obtenha sucesso com hackers de crescimento, newsjacking ou otimização de mecanismos de pesquisa. A colocação de palavras-chave em um programa de baixa qualidade que não inspira os ouvintes a se inscrever é uma receita para o fracasso. Independentemente das mudanças que o Google fizer em seu algoritmo, um conteúdo melhor subirá para o topo.

Acima de tudo, lembre-se de fazer shows para o ouvinte, não para o rastreador da web do Google.

Em seguida, vamos mergulhar em como você pode criar um podcast de alta qualidade a partir da sua sala de estar.

Como criar um podcast em casa

O ano de 2020 não foi exatamente como o planejado, o que provavelmente significa que sua empresa se dedicou ao trabalho remoto no futuro próximo.

Se sua empresa possui um podcast, sua equipe provavelmente está gravando episódios de podcast em casa. Para a maioria dos produtores, isso significa ligar para os convidados via Zoom para entrevistá-los.

Mas essa provavelmente não é a melhor maneira de fazer isso.

Isso não quer dizer que uma gravação em zoom não funcione bem. Mas, para colocá-lo em termos de cozimento, uma gravação em zoom é a crosta panko. Ótimo para textura, não vale a pena uma refeição.

Embora o público perdoe mais a qualidade do áudio durante esses períodos, eles apreciam ainda mais qualquer esforço de produção.

Tradicionalmente, as gravações de alta qualidade eram feitas através de sincronizações de fita – reservando produtores de áudio locais para gravar seus convidados pessoalmente. Depois de ter as faixas respectivas de seu anfitrião e convidado, você sincronizaria as duas para fazer parecer que elas estavam na mesma sala o tempo todo. Magia.

Nesse momento de distanciamento social, no entanto, não é seguro sincronizar com fita. O que você precisa é que seus convidados se sincronizem automaticamente.

Aqui, vamos mergulhar nas melhores práticas que você pode usar para criar áudio de alta qualidade em casa.

Como sincronizar automaticamente o áudio

Felizmente, é fácil o suficiente para gravar áudio de alta qualidade em sua própria casa.

Se sua equipe está trabalhando temporariamente em casa ou se você é um empresário com o objetivo de criar seu próprio podcast em casa permanentemente, siga estas instruções para garantir que seu podcast seja excelente.

Nota: Para garantir que você tenha áudio de backup, ligue para seu convidado no Zoom e grave através do software do Zoom.

Para sincronizar automaticamente, seu convidado precisará de três princípios básicos: um laptop, fones de ouvido e um telefone celular. Eles sempre podem trocar o laptop por um iPad ou um segundo telefone. Com isso em mãos, aqui está a lista passo a passo que envio a todos os convidados antes de aparecerem em nosso A mostra do crescimento podcast:

1. Use seu laptop para o Zoom de chamada

2. Conecte fones de ouvido para o seu laptop

3. Pegue um fone de ouvido fora do seu ouvido, deixando o outro em

4) Abaixe o volume dos seus fones de ouvido / laptop

5. Coloque seu telefone em Modo avião – ou dados da célula desativados

6. Abra o Aplicativo Memorando de voz no seu telefone (ou no Google Keep, se você tiver Android)

7. Hit registro no aplicativo de mensagem de voz e desligar a tela

8. Coloque o telefone na sua ouvido sem fone de ouvido – como falar em uma ligação normal

Após a entrevista, você precisará que seu convidado envie por e-mail o arquivo de áudio que eles gravaram no telefone. Isso funcionará como sua cópia limpa e o seu Zoom funcionará como backup. Tudo o que resta é sincronizar a gravação do telefone com a faixa do seu host. Vá em frente e se intitule um mago, porque você acabou de fazer mágica.

Mais uma opção

Outra opção é gravar seus convidados através do Zencastr – um software baseado em nuvem que grava convidados localmente através do microfone embutido do computador. Basta um compartilhamento simples de um link e você está pronto.

Seus convidados ainda precisarão de um microfone externo para obter a mais alta qualidade. Caso contrário, seja bem-vindo ao amplo mundo do barulho da sala. Há muito o que você pode fazer para corrigi-lo na postagem.

Por fim, nenhuma configuração é perfeita. Além da qualidade do som, a última coisa que você deseja é regravar uma entrevista inteira. Esse é o material dos pesadelos.

O mais importante é que você faça o possível para gravar uma faixa limpa, garantindo sempre um backup no local. Dessa forma, quando o caos reinará inevitavelmente, sempre haverá uma segunda opção.

Para saber mais sobre a criação bem-sucedida de podcast, confira A anatomia de um episódio perfeito de podcast, de acordo com o especialista em podcast da HubSpot.

Nova frase de chamariz

Fonte original

Deixe um comentário

Back To Top