O site B2B certo faz toda a diferença na hora de converter visitantes em compradores. Neste post, compartilharemos os melhores exemplos de sites B2B que já vimos e, em seguida, mergulharemos em três dicas para construir seu site.
No final, você poderá criar um site que gera conversões e faz com que os compradores voltem. Vamos começar.
Exemplos de sites B2B
- Envelopes Blake
- Pixelgrade
- Esquadrão de reputação
- Evernote
- Dropbox
- Pastor
- HubSpot
- Ajudante Orbital
- Trello
- Hootsuite
- Yapstone
- Gramaticalmente
- Acme
- Mailchimp
- Packlane
- Nível de Contratação
- Netbase Quid
- Quadrado
Com uma série de ótimos exemplos de sites B2B disponíveis, selecionamos uma lista de sites que se destacam.
1. Envelopes Blake
Os envelopes são excitantes? Não realmente, mas você não saberia do site Blake Envelope. As cores são vibrantes, os envelopes estão por toda parte e o site consegue transmitir uma sensação de movimento que faz você querer clicar e ver exatamente o que eles têm a oferecer. Isso é exatamente o que você quer de um site B2B.
2. Pixelgrade
Pixelgrade deixa claro de antemão do que se trata: Oferecendo temas WordPress simples para ajudar qualquer pessoa a colocar seu site em funcionamento rapidamente. Não há informações estranhas aqui – eles declaram sua proposta de valor e oferecem um link direto para navegar pelos temas que oferecem.
3. Esquadrão de Reputação
O gerenciamento de reputação é a chave para o sucesso online das organizações. Se as empresas não puderem ver o que os clientes estão dizendo sobre elas, elas podem perder oportunidades críticas de melhoria.
O Reputation Squad ajuda as empresas a rastrear sua reputação online com um sistema de monitoramento responsivo. Percorrer o site deles dá a sensação de que eles estão operando no futuro; os planos de fundo se movem e mudam conforme você desce a página e o conteúdo é configurado de maneira fácil de visualizar, ler e contextualizar.
4. Evernote
O Evernote não é novo no espaço B2B, mas o site deles continua a deixar bem claro no que eles são bons: domar seu trabalho e organizar sua vida, tornando mais fácil para você fazer anotações e manter horários. Ainda mais revelador é o objetivo de ajudá-lo a “lembrar tudo”, o que sugere que esta não é apenas uma solução de função única, mas uma ferramenta de desempenho multifacetada.
5. Caixa de depósito
Os cinco “S” aqui rapidamente comunicam o que é o Dropbox. Além de armazenar e sincronizar arquivos, você pode compartilhá-los facilmente e até adicionar assinaturas eletrônicas. É isso. Essa é a proposta de valor. Sem gráficos sofisticados, sem rodeios – apenas indo direto ao ponto sobre como eles podem ajudar.
6. Pastor
Shepper é tudo sobre a coleta de dados. E não apenas qualquer dado – os dados que você diz que precisa coletar e analisar. Isso pode ser informações sobre produtos ou publicidade, ou dados sobre a experiência geral do cliente. Não importa quais dados você precisa ou onde eles estão armazenados em todo o mundo, o Shepper pode ajudar.
7. HubSpot
Vamos admitir. Também somos ótimos nesse negócio de B2B. Também somos modestos – você notará que o HubSpot não é o primeiro da lista – mas nosso site deixa claro o que oferecemos: um CRM fácil de usar que pode agilizar seus processos atuais e revolucionar a maneira como você trabalha. Com opções gratuitas e premium, você está em boas mãos com o HubSpot.
8. Auxiliar Orbital
O Orbital Sidekick fornece informações do espaço para ajudar organizações governamentais e comerciais a atingir suas metas em torno dos objetivos ambientais, sociais e de governança. Usando o que é conhecido como “análise hiperespectral” de uma frota de satélites, o Orbital Sidekick fornece às empresas os dados de que precisam para tomar decisões sob demanda.
9. Trello
O Trello é uma ferramenta de colaboração projetada para agilizar as operações. Dado o número crescente dessas ferramentas no mercado – e o fato de que algumas atrapalham mais do que ajudam – o Trello deixa claro que não importa onde ou como as equipes prefiram trabalhar, a solução pode ajudar as equipes a avançar.
10. Hootsuite
O slogan da Hootsuite é simples: “Social é seu superpoder”. Combinado com uma imagem de uma mulher aparentemente decolando e apoiada por imagens e ícones sociais familiares, fica claro imediatamente que o Hootsuite tem tudo a ver com ajudar você a aproveitar ao máximo seus canais de mídia social.
11. Yapstone
É um nome engraçado com um ótimo ângulo B2B: Pagamento local para negócios globais. Esse slogan não apenas fornece uma sensação de confiança e familiaridade, mas também consegue sugerir simultaneamente que a Yapstone pode ajudar empresas em qualquer lugar a potencializar sua plataforma de pagamento.
12. Gramática
Grammarly vai direto ao ponto para mostrar o que faz de melhor: detectar e corrigir erros gramaticais e ortográficos. Uma imagem animada leva os usuários a uma rápida demonstração do que o Grammarly tem a oferecer, deixando claro o que os usuários obterão quando baixarem e instalarem o aplicativo.
13. Acme
A Acme automatiza as operações de armazéns industriais. Os tons sépia de seu site combinados com imagens de depósito e uma mensagem clara sobre o que a Acme faz não deixam margem para interpretações equivocadas. Se você for seu público-alvo, você clicará. Se não, você vai embora.
14. Mailchimp
A plataforma de e-mail Mailchimp é conhecida por seu trabalho em e-mails de marketing, e seu site deixa claro que o objetivo da plataforma é aumentar o público de negócios e as receitas com a ajuda de ferramentas automatizadas e consultoria especializada. Com o objetivo de superar sua última campanha, é um argumento sólido para vendas B2B.
15. Packlane
Os consumidores não querem apenas ótimos produtos. Eles querem ótimas embalagens que sejam interessantes de se ver, divertidas de abrir e (idealmente) ambientalmente sustentáveis. A Packlane permite que as empresas criem embalagens e caixas personalizadas que melhor se adequam aos seus produtos e fornece cotações instantâneas para ajudar as empresas a tomar decisões rapidamente.
16. Nível de Contratação
Além de fazer um ótimo trocadilho (nível mais alto – entendeu?), HireLevel também faz um ótimo trabalho ao definir claramente o que eles fazem. Preciso de um emprego? Eles podem ajudar. Quer melhorar a gestão do local de trabalho? Eles têm serviços para preencher a lacuna.
17. Netbase Quid
O Netbase Quid tem tudo a ver com inteligência de mercado e consumidor. As sete guias coloridas na página inicial deixam claro exatamente como elas podem ajudar, desde acompanhar a saúde da marca até fornecer análises de tendências e melhorar o gerenciamento de crises.
18. Quadrado
O Square é uma plataforma de pagamento que solicita imediatamente aos clientes que comecem como primeiro passo para entrar no site. É a primeira – e quase única – coisa que um visitante encontra ao chegar à página inicial. Essas informações permitem que a Square ofereça aos clientes o que parece ser uma experiência na web muito mais personalizada.
Como construir um site B2B melhor
- Faça seu site sobre o cliente – não sobre você.
- Enfatize os resultados de seus clientes.
- Ajude os clientes a fazer o que eles estão em seu site para fazer.
1. Faça seu site sobre o cliente – não sobre você.
Depois de analisar centenas de sites B2B em todos os principais setores, encontramos apenas alguns que convidam propositadamente os clientes para uma conversa. Para isso, os fornecedores precisam parar de falar tanto sobre si mesmos.
Em vez disso, eles devem fornecer aos clientes a oportunidade de compartilhar algo sobre quem eles são e o que desejam fazer.
Realmente, não é diferente da cortesia comum em um coquetel. Ninguém quer ficar preso conversando com a pessoa falando sobre quem ela é e o que ela faz. No entanto, é exatamente isso que a grande maioria dos sites B2B faz.
Esse tipo de abordagem egocêntrica não apenas desengaja, mas também deixa o comprador se perguntando: “Eles sabem quem eu sou? Ou o que eu realmente faço?” Ou pior: “Será que eles se importam?” É impessoal, na melhor das hipóteses, e desanimador, na pior das hipóteses – promovendo perguntas em vez de conexões, e distância em vez de assistência.
Dito isso, encontramos um punhado de sites que, de fato, convidam ativamente os clientes a se envolverem em seus termos. Um exemplo é vAuto.com. Uma divisão da Cox Automotive, a vAuto vende software empresarial para revendedores de automóveis em todo o mundo. Entre esses revendedores estão vendedores de carros usados e novos, juntamente com atacadistas – alguns baseados em franquias e alguns independentes.
Essas distinções são importantes não apenas para encontrar a solução vAuto adequada, mas também ajudam a identificar como esse cliente pensa sobre si mesmo.
A vAuto projetou a primeira página de seu site para permitir que os compradores se identifiquem nas dimensões mais importantes para eles, antes de ir mais fundo. A primeira escolha do cliente ao desembarcar no vauto.com é declarar: “Gerencio veículos novos”, “Gerencio veículos usados”, “Compro no atacado” ou “Gerencio recondicionamento”.
Observe que até mesmo os pronomes são escolhidos especificamente para posicionar o site como uma ferramenta de aprendizado e compra para os clientes, em vez de uma ferramenta de transmissão para o fornecedor.
Perguntas para se questionar a si mesmo:
- Como nossos clientes se definem?
- Na cabeça deles, quais aspectos de sua identidade mais afetam a maneira como eles veem fornecedores como nós?
2. Enfatize os resultados de seus clientes.
Assim como os melhores sites convidam os clientes para uma conversa, eles também orientam os compradores para as soluções do fornecedor usando a linguagem dos resultados do cliente – em vez dos recursos do fornecedor.
As melhores empresas dedicam tempo para entender os objetivos de negócios específicos que os clientes estão buscando alcançar e, em seguida, organizam seus sites usando uma linguagem imediatamente reconhecível pelos clientes ao longo desses resultados específicos. Dessa forma, os clientes não precisam traduzir.
Aqui está outro lugar onde o vAuto se destaca. A empresa emprega problemas de negócios reais articulados pelo cliente como a estrutura organizacional para se aprofundar em seu amplo conjunto de soluções. Ele organiza essas informações em torno de títulos como “Mostre-me como vencer a concorrência” e “Mostre-me para obter mais lucratividade”.
Em cada etapa, o objetivo é tornar o aprendizado e a compra on-line o mais fácil e ressonante possível – tudo por meio de um caminho fácil de seguir de migalhas de pão que levam diretamente às soluções exclusivas da vAuto.
Perguntas para se questionar a si mesmo:
- Que ajuda os clientes procuram de um fornecedor da sua categoria?
- Qual linguagem específica seria melhor para seus clientes para descrever essa ajuda?
3. Ajude os clientes a fazer o que eles estão em seu site para fazer.
Por fim, os melhores sites identificam e facilitam as tarefas específicas que os clientes acessam seu site para concluir.
Pegue algo como uma calculadora de custos incorporada diretamente em um site. Uma ferramenta como essa permite que os clientes calculem independentemente os custos da (in)ação, em vez de depender de representantes de vendas para justificar a mudança. É uma ideia simples e prática, mas implementada com um propósito único: permitir que o comprador progrida facilmente ao longo da jornada, mantendo-se em seu canal preferido.
Perguntas para se questionar a si mesmo:
- Quais tarefas de compra específicas seus clientes estão acessando seu site para concluir?
- Quão fácil é encontrar suporte para essas tarefas em seu site agora?
Construindo um site B2B melhor
Há muito a ser aprendido com o punhado de sites de classe mundial que encontramos. Quando se trata de construir um site B2B melhor, trata-se de oferecer aos compradores um ponto de entrada fácil, comunicar suas soluções em uma linguagem que eles entendam e simplificar para eles fazerem o que desejam.
Não sabe por onde começar? Confira os exemplos acima para se inspirar e, em seguida, pegue a última pasta de trabalho gratuita da HubSpot para redesenhar seu site B2B.
Nota do editor: Esta postagem foi publicada originalmente em janeiro de 2018 e foi atualizada para maior abrangência.