Os 5 tipos de mídia social e os prós e contras de cada um (Pesquisa)

Os profissionais de marketing geralmente usam as mídias sociais para aumentar o conhecimento da marca, gerar leads e melhorar o tráfego.

5 Tipos de Redes Sociais;  Uma mulher percorre as mídias sociais em seu telefone.

Se você está encarregado de iniciar uma estratégia de mídia social para sua empresa, pode estar se perguntando em que tipo de plataforma deve estar. Sua escolha de plataforma provavelmente mudará com base no seu público.

A lista de plataformas de mídia social está crescendo e plataformas conhecidas como o Facebook estão sempre evoluindo e adicionando novos recursos.

Com uma necessidade cada vez maior de presença social e uma quantidade enorme de opções de plataforma, pode ser difícil escolher quais canais sociais usar.

Você pode não querer se expandir demais gerenciando um canal em todas as plataformas imagináveis, mas também não quer perder grandes oportunidades de reconhecimento da marca.

Para ajudá-lo a tomar decisões informadas sobre quais plataformas usar, esta postagem o guiará por alguns dos principais tipos de mídia social, exemplos de plataformas dentro de cada categoria e os prós e contras que cada tipo pode apresentar.

No final, você deve ter uma ideia muito mais clara de que tipo de estratégia de mídia social funcionará para o seu negócio.

→ Download grátis: modelo de calendário de mídia social [Access Now]

Rede social

Exemplos de plataformas principais

A rede social é possivelmente a forma mais tradicional de mídia social.

Plataformas como Facebook, Twittere o LinkedIn são frequentemente chamados de plataformas de “rede” porque permitem que as contas de usuário interajam umas com as outras de várias maneiras diferentes.

Usos Profissionais

Se você é um pequeno negócio, como um restaurante, uma plataforma como o Facebook pode ser um ótimo lugar para começar sua estratégia social. Com o Facebook, você pode criar um perfil comercial que inclua links para seu site e detalhes sobre seu cardápio.

Depois que seu perfil estiver configurado, você poderá postar atualizações regulares sobre sua empresa, “curtir” outras páginas e responder a comentários ou mensagens de postagens de clientes. Os perfis comerciais também permitem que outros usuários do Facebook façam avaliações.

Você também pode aproveitar o recurso de comunidade do Facebook e configurar uma página de comunidade para os clientes fazerem perguntas ou elogiarem seus produtos e serviços.

Na verdade, descobrimos que as empresas que aproveitam as comunidades de mídia social obterão excelentes resultados na estratégia de marketing.

De acordo com nossa pesquisa State of Social Media, 90% dos profissionais de marketing dizem que construir uma comunidade online ativa é crucial para uma estratégia de mídia social bem-sucedida em 2023.

Isso faz sentido, considerando que nossa pesquisa de Tendências do Consumidor constatou que 20% dos usuários de mídia social ingressaram em uma comunidade online nos últimos três meses e 22% participaram ativamente de uma.

Para empresas que procuram oferecer um serviço profissional, B2B ou editoras, o LinkedIn é outra ótima maneira de aumentar seus seguidores. O LinkedIn enfatiza o networking relacionado à carreira.

As marcas que procuram construir um público de profissionais de um determinado setor podem criar um perfil de negócios lá, categorizá-lo com um tipo de setor e, em seguida, usar postagens e mensagens para publicar atualizações.

Eles também podem usar recursos de mensagens e comentários para interagir com seu público ou usuários que comentam em suas postagens.

Uma conta no Twitter pode ser útil para empresas em uma ampla gama de setores, do entretenimento ao comércio eletrônico. Esta plataforma também permite que você crie um perfil onde você pode listar e vincular as informações da empresa.

Você pode usar o Twitter para postar sobre atualizações da empresa, marcar empresas ou clientes em postagens, retweetar tweets positivos de clientes e responder a perguntas de clientes por meio de tweets ou mensagens diretas.

Como o Facebook, você também pode postar conteúdo como fotos ou vídeos.

Nas três redes, os usuários podem se comunicar facilmente com outras pessoas por meio de ações simples, como marcação, hashtag, comentários, mensagens privadas, reação a postagens e compartilhamento de conteúdo.

Além da interação social, os feeds de notícias em plataformas de redes sociais comuns são projetados para exibir uma mistura de texto e recursos visuais, em vez de um tipo de conteúdo principal.

Essa flexibilidade torna as plataformas de redes sociais fáceis de iniciar uma estratégia social porque você pode experimentar diferentes formas de conteúdo antes de se ramificar para plataformas que exigem tipos de conteúdo mais específicos.

Aqui está um exemplo do feed de notícias do Facebook:

feed de notícias do Facebook

Para quem quer se aventurar em vídeo ou gráficos, essas plataformas podem ser um ótimo lugar para testar esse novo conteúdo.

Com o crescimento do marketing de vídeo, muitos começaram a lançar recursos mais avançados, como Facebook Stories e Transmissões ao vivo do Twitter.

Plataformas como o Facebook e o Twitter também começaram a incentivar mais fortemente o upload de vídeos e fotos nativos.

Recentemente, o Facebook até ajustou seus algoritmos para favorecer o upload de imagens e vídeos ao vivo. Isso fez com que esses tipos de conteúdo nativo ganhassem maior engajamento do usuário.

Se você ainda não sabe por onde começar, confira nossos guias para iniciantes para Facebook, Twitter e LinkedIn.

Prós e contras

Prós

Contras

Compartilhamento de foto

Exemplo de plataformas principais

Uma das maiores plataformas especializadas em compartilhamento de fotos é o Pinterest. O Pinterest se descreve como um “mecanismo de descoberta visual” para usuários que procuram culinária, estilo, decoração de casa e inspiração visual geral.

Se você está se perguntando por que o Instagram não é mencionado aqui, não se preocupe! Teremos mais sobre isso quando chegarmos às plataformas de vídeo.

Como as plataformas de redes sociais acima, os usuários do Pinterest na maioria das plataformas de compartilhamento de fotos podem interagir com outras pessoas por meio de marcações, curtidas, comentários ou mensagens diretas.

Usos Profissionais

As plataformas de compartilhamento de fotos seriam úteis para empresas como restaurantes ou lojas que desejam tirar fotos, exibir conteúdo e atualizar os seguidores sobre seus alimentos, mercadorias ou produtos de maneira nítida e limpa.

O Pinterest é adequado para empresas de comércio eletrônico, como aquelas que vendem produtos domésticos e empresas que gostariam de um lugar para compartilhar imagens nítidas de produtos independentes com links.

Da mesma forma, oferece um feed baseado em fotos com postagens que podem incluir uma foto e uma breve descrição. A plataforma também permite que todos os usuários criem links diretos para sites ou páginas de destino de produtos nas postagens.

Um aspecto interessante da plataforma é que os usuários podem publicar posts de outras pessoas ou atribuí-los a um “quadro” temático. Por exemplo, os usuários podem criar painéis centrados em tópicos como “Citações inspiradoras” ou “Produtos para quarto”.

Depois que um quadro é criado, outros usuários também podem segui-lo. Uma empresa pode criar um quadro com suas próprias postagens de produtos ou encontrar seus produtos no quadro de outro usuário.

Aqui está um exemplo de como é uma placa:

Página inicial do Pinterest e painel DIY

Antes de começar em uma plataforma como o Pinterest, você deve determinar se seu objetivo é ganhar reconhecimento de marca ou tráfego baseado em link.

Ao escolher uma plataforma, você pode querer considerar sua largura de banda relacionada ao conteúdo. Ambos exigem imagens visuais, mas você também pode precisar incluir a criação de vídeo em sua estratégia.

Prós e contras

Prós

  • Esses tipos de plataformas ajudam no reconhecimento da marca. Aproximadamente 80% dos usuários do Pinterest dizem que aprenderam sobre produtos ou serviços no aplicativo.
  • O Pinterest fornece uma saída para exibir conteúdo visual ou fotos de produtos.

Contras

  • A manutenção nessas plataformas pode exigir um orçamento de fotos ou tempo de produção dedicado.
  • Algumas plataformas exigem que você poste de um aplicativo móvel.

Compartilhamento de vídeo

Exemplos de plataformas principais

Usos profissionais

Cerca de 88% dos profissionais de marketing dizem que o vídeo lhes dá um forte ROI e 90% sentem que o nível de competição de vídeo aumentou.

Adicionar uma plataforma de vídeo à sua estratégia social pode tornar sua marca relevante e mantê-lo atualizado com seus concorrentes.

O vídeo pode ser útil para uma ampla gama de setores. Enquanto um restaurante pode ter um vlog com dicas de culinária, uma empresa de tecnologia pode focar sua estratégia de vídeo em demonstrações de produtos.

Para ajudá-lo a definir uma estratégia certa para o seu setor e serviço, confira nosso guia de marketing de vídeo.

Quando se trata de vídeos longos, o YouTube é uma das plataformas líderes.

Enquanto o YouTube tem a maior base de público e melhores recursos de SEO, a plataforma menor do Vimeo é muito voltada para a comunidade.

O YouTube também parece ter melhores oportunidades para anunciantes e monetização, enquanto o Vimeo oferece aos espectadores a vantagem de nenhum anúncio precedente.

Para obter uma lista mais longa de semelhanças e diferenças, confira este artigo comparativo onde comparamos os recursos comerciais do Vimeo e do YouTube.

Juntamente com o YouTube e o Vimeo, as plataformas de redes sociais mais tradicionais também começaram a adotar o marketing de vídeo de forma mais agressiva.

Nos últimos anos, o Facebook lançou o Facebook Stories e o Facebook Live e adicionou uma guia em seu aplicativo móvel dedicada ao vídeo. Enquanto isso, o Twitter permitiu que os usuários lançassem transmissões de vídeo ao vivo que são alimentadas por seu software de periscópio.

Outro candidato importante para plataformas de vídeo é o Instagram. Você provavelmente está pensando: “Mas o Instagram não é um aplicativo de compartilhamento de fotos como o Pinterest?”

No entanto, para competir com aplicativos como o TikTok, o Instagram deixou de ser um aplicativo de compartilhamento de fotos.

Na verdade, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, esclareceu em 2021: “Não somos mais um aplicativo de compartilhamento de fotos ou um aplicativo quadrado de compartilhamento de fotos.”

Embora os usuários ainda possam postar fotos no Instagram, a plataforma promove principalmente Reels e histórias em vídeo. Também vale a pena mencionar que as postagens de vídeo no Instagram têm duas vezes mais chances de gerar engajamento do que as postagens de imagem.

Prós e contras

Prós

Contras

Mídia interativa

Exemplos de plataformas principais

Aplicativos como Snapchat e TikTok permitem que os usuários compartilhem fotos e vídeos, eles também possuem uma variedade de recursos interativos e altamente experimentais.

Esses dois aplicativos incluem filtros AR/VR, sobreposições musicais e jogos interativos. Suas bases de público também são proeminentes da geração Z.

Usos Profissionais

Como principalmente as grandes empresas estão apenas começando a experimentar esses novos aplicativos, os profissionais de marketing que estão apenas começando uma estratégia social não precisam priorizar esses aplicativos interativos antes das plataformas de redes sociais tradicionais.

As grandes empresas nessas plataformas tendem a produzir conteúdo de alto nível de produção. Marcas com muitos seguidores também podem publicar Snapchat Stories ou vídeos selecionados por fãs.

Sem um alto orçamento ou seguidores on-line gigantes, essas estratégias podem ser difíceis para uma empresa que está apenas começando nas redes sociais.

Marcas e influenciadores desses aplicativos tendem a direcionar seu conteúdo para o público mais jovem das plataformas. Por exemplo, no Snapchat, você pode ver histórias que apresentam tutoriais de beleza, dicas de bem-estar, notícias ou novos produtos da moda.

Se você está realmente interessado em mídia interativa, ainda existem algumas maneiras viáveis ​​de se envolver com o Snapchat ou o TikTok.

Embora grandes marcas, como VICE e BuzzFeed, tenham se tornado parceiros do Snapchat Discover, as empresas comuns ainda podem criar uma conta comercial do Snapchat que pode ser pesquisada e adicionada como amiga pelos usuários.

Esta conta permite que você envie histórias temporárias publicadas, assim como as contas individuais. No entanto, aqueles com uma conta comercial também podem comprar espaço publicitário.

Aqui está um vídeo abrangente que explica como usar o Snapchat:

Se você configurou uma conta, confira este guia para começar a usar o Snapchat.

O TikTok, um aplicativo baseado em clipes curtos e repetitivos, oferece cinco tipos de opções de publicidade para empresas. Embora grandes empresas possam encontrar valor em todos os cinco, empresas menores podem se inclinar mais para “Anúncios InFeed”.

Esses anúncios são clipes de 9 a 15 segundos que podem ser ignorados pelo usuário.

Guess é uma marca notável que usou sua conta para criar campanhas de tendências com hashtags da moda. A Universal Pictures também fez com que influenciadores criassem postagens para promover seus filmes.

Se você testar essas plataformas, talvez queira garantir que seu setor e seu conteúdo se encaixem na demografia jovem.

Você também deve tentar estimar adequadamente o tempo e o dinheiro gastos para manter essas contas atualizadas e relevantes.

Se você não tiver certeza de como os anúncios em vídeo curtos podem beneficiar sua empresa, lembre-se de que os vídeos curtos têm o ROI mais alto quando comparados a outros formatos de vídeo.

Além disso, 54% dos profissionais de marketing de mídia social relatam o uso de vídeos curtos como vídeos TiKTok e IG Reels em sua estratégia.

Prós e contras

Prós

Contras

  • A produção de conteúdo regular pode ser cara e demorada.
  • As contas comerciais não são promovidas antecipadamente na interface do Snapchat. Você pode promover seu canal em seu site ou em outros canais sociais porque os usuários precisarão pesquisar por você com seu Snapcode ou nome de usuário.
  • Snapchat e TikTok são limitados a dispositivos móveis e não são tão fáceis de usar.

Blogging/Comunidade

Exemplos de plataformas principais

O Tumblr e o Reddit permitem que os usuários postem sobre tópicos de nicho interessantes, como memes, eventos, política e cultura pop.

Quando os usuários publicam uma postagem, essas plataformas permitem que outros usuários as compartilhem ou adicionem à conversa com seus próprios comentários.

Usos Profissionais

Tanto os blogs quanto as plataformas de criação de comunidades podem ser úteis para aqueles que desejam incentivar a discussão em torno de setores ou tópicos de nicho.

Por exemplo, nessas plataformas, você pode ver discussões sobre qualquer coisa, desde saúde alternativa até aprendizado de máquina.

Ao blogar, você pode escrever postagens sobre tópicos do setor de sua empresa e vinculá-los ao seu produto ou site.

Embora muitas pessoas tenham um blog em seu site, plataformas como o Tumblr podem ser ótimas para usar se você não configurou esse recurso – ou apenas deseja ver sobre o que outras pessoas em seu setor estão blogando.

Com um site de discussão como o Reddit, você pode compartilhar um link ou uma postagem sobre um tópico específico em um fórum de discussão relacionado ao seu setor e ver como os usuários respondem.

Você também pode iniciar seu próprio quadro se um tópico que deseja incentivar a discussão ainda não tiver um.

Essas duas plataformas incentivam especificamente o bate-papo na Web e os compartilhamentos de postagens de usuários que se preocupam com os mesmos tópicos.

Ambos também permitem que os usuários sigam você ou assinem seus blogs ou painéis do Reddit para que seu conteúdo apareça em seus feeds. Aqui está um exemplo de como é o feed do Reddit.

feed do Reddit

Quando alguém publica algo no Reddit, outros usuários podem votar a favor ou contra. A votação positiva faz com que uma postagem apareça mais alto nos feeds do Reddit, enquanto a votação negativa faz o oposto.

No Tumblr, os feeds são organizados por hora. No entanto, uma postagem pode aparecer mais alta quando é compartilhada novamente por outros usuários. Quando um usuário compartilha ou interage com seu conteúdo do Tumblr, ele dá uma nota.

Ao compartilhar novamente, eles têm a opção de postar um comentário com a postagem que foi adicionada a um tópico.

Aqui está um exemplo de como notas e tópicos podem ser usados ​​para encorajar a discussão:

Tópico de recomendação de música do Tumblr

Prós e contras

Prós

  • Ambas as plataformas permitem que você compartilhe postagens de texto, fotos e vídeos sobre sua empresa, marca ou pensamentos individuais.
  • Essas plataformas permitem que você inicie conversas sobre um tópico.
  • Ambas as plataformas permitem links para sites externos.

Contras

  • Postagens de blog mais longas podem levar tempo para serem elaboradas ou escritas.
  • Receber votos negativos no Reddit ou nenhuma reação dos usuários do Tumblr significa que suas postagens podem passar despercebidas.
  • Seu público pode ser muito específico ou limitado apenas àqueles na plataforma específica que você usa.

Algumas coisas a considerar

Antes de começar a fazer login e configurar suas contas em várias plataformas, considere estes fatores:

  • Quanto tempo você tem para dedicar à criação de estratégias em torno de uma plataforma social?
  • Você tem recursos para criar gráficos ou vídeos?
  • Seus objetivos envolvem aumentar o reconhecimento da marca ou o tráfego e a receita?
  • Você precisará de um membro adicional da equipe para executar esta plataforma ou será fácil de manter?

Quando estiver em uma plataforma ou duas, certifique-se de saber como ela está mudando e o que os profissionais de marketing estão fazendo. Para uma visão atual, confira nosso Guia Definitivo para Marketing de Mídia Social.

calendário de conteúdo de mídia social



Fonte original

Deixe um comentário

Back To Top