O que é um link Dofollow?

Quanto mais fácil for para os clientes em potencial encontrarem seu site nos resultados do mecanismo de pesquisa, mais tráfego (e vendas) você gerará.

Como resultado, há uma espécie de competição constante de conteúdo em andamento, conforme os proprietários e administradores de sites procuram maneiras de se destacar na multidão e melhorar a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO).

Já se foram os dias do oeste selvagem da World Wide Web, onde o spam de palavras-chave e o enchimento de conteúdo eram a norma para atrair o interesse dos mecanismos de pesquisa.

Agora, as marcas precisam se concentrar em métricas mais rigidamente controladas – como o PageRank do Google – para aumentar seu apelo online e levar a listagem de seus sites para mais perto da primeira página, o ápice do primeiro resultado.

Embora parte desse esforço se reduza a escrever conteúdo relevante, preciso e interessante, há outro componente-chave: links Dofollow. Com a abordagem certa, esses links podem ajudar a alavancar um ótimo conteúdo em um PageRank mais alto e melhores resultados de pesquisa.

É assim que eles funcionam.

Acesse agora: 20 mitos de SEO para deixar para trás em 2020

O que é um link dofollow?

O PageRank é efetivamente uma pontuação ponderada que usa links para atribuir pontos – quanto mais pontos, melhor será a classificação do seu site e melhor será o seu SEO. Frequentemente referido como “suco de link” por profissionais de marketing online devido à sua capacidade de “fluir” através de sites com a estrutura de links certa, obter esses pontos é uma prioridade para qualquer proprietário de site.

O problema? Quase imediatamente após sua introdução, obter pontos de todas as formas possíveis tornou-se a estratégia de muitos profissionais de marketing sem escrúpulos.

A maneira mais fácil de atingir esse objetivo? Deixar comentários nas postagens de sites populares que continham links para sites de clientes, aumentando o perfil deles. Quanto mais confiável o site de links – pense em varejistas respeitados ou organizações de notícias -, maior será o aumento do link.

Por padrão, esses links eram “dofollow” – eles instruíam os mecanismos de pesquisa a seguir o link de volta ao site de origem e aumentar seu PageRank. Para resolver o problema crescente de links de spam, o link “nofollow” foi criado: Os administradores do site podem adicionar uma tag HTML:

 Link Text

… A qualquer link em seu site, que instruía os mecanismos de pesquisa a não seguir o link de volta ao seu destino e, por sua vez, a não aumentar seu PageRank.

Hoje, os links dofollow continuam sendo uma parte importante da estratégia de SEO – obter um “backlink” de um site confiável pode aumentar significativamente os valores do PageRank e ajudar as marcas a se destacarem. A introdução de links nofollow, por sua vez, oferece mais controle para os administradores do site.

Por exemplo, a maioria das seções de comentários agora incluem tags nofollow por padrão, e os criadores da página podem escolher adicionar tags nofollow a postagens de blog e outros artigos. Alterar esses links de nofollow para dofollow é fácil, mas requer que os proprietários do site de destino entrem em contato com os administradores do site vinculado e solicitem a alteração.

Como fazer um link Dofollow

Na maioria dos casos, nenhuma ação é necessária para criar um link dofollow. Se o seu site estiver vinculado a outro site e eles não optarem por adicionar a tag nofollow, os mecanismos de pesquisa irão naturalmente chegar à sua página e aumentar o seu PageRank geral.

O mesmo é verdade se você incluir links em seu próprio site. Por exemplo, você pode optar por adicionar links para outros sites confiáveis ​​em seu próprio conteúdo e permitir que os mecanismos de pesquisa sigam esses links.

Se outra marca solicitar que você inclua seus links em sua página ou estiver moderando comentários de blog, convém ativar as tags nofollow automáticas sempre que possível ou garantir que todos os links incluam a tag nofollow até ter certeza disso faz sentido seguir o link de volta.

Isso é especialmente crítico se outros links levam a conteúdo de baixa qualidade ou cheio de palavras-chave, uma vez que isso pode refletir mal em seu próprio site.

Simplificando? Quando se trata de links externos de sites confiáveis ​​que levam de volta à sua página, o dofollow é o ideal. Links que conduzem para fora de seu site e com links de suas próprias postagens ou anexados a comentários sobre seu conteúdo devem ser dofollow apenas se o site de link de saída for confiável e relevante.

Quais ferramentas estão disponíveis para links dofollow?

Quer saber se um link é dofollow ou nofollow? Se estiver em seu próprio site, você pode verificar o código HTML da página de administração do CMS para determinar se a tag nofollow está presente, mas o que acontece quando o link vem de outro site externo? Como você não pode ver ou editar o código, não pode ter certeza se os links são dofollow ou nofollow.

Nesse caso, vale a pena usar as ferramentas de verificação de link dofollow para determinar se os links impulsionarão seu PageRank ou não.

Exemplos incluem:

A primeira ferramenta é baseada na Web que verifica páginas inteiras em busca de links nofollow e dofollow. Moz MozBar é uma extensão do Chrome, enquanto SEOquake é oferecido para Chrome e Firefox. O Link Analyzer, por sua vez, é uma ferramenta autônoma que não requer um navegador específico. Cada uma dessas ferramentas é gratuita e funciona seguindo quaisquer links para seu site para determinar se eles são nofollow ou dofollow e, em seguida, relata os resultados.

Devo seguir um link externo?

Aqui, a resposta depende de dois fatores: para onde leva o link e quais são os benefícios se você optar pelo dofollow? Idealmente, quaisquer links dofollow apontam os motores de busca para conteúdo que é atual, relevante e preciso, por sua vez, fornecendo “suco de link” para o site externo e seu próprio site.

Pode haver casos em que os links dofollow recíprocos sejam uma boa ideia, especialmente se você deseja expandir o tráfego do site e o site externo tem uma classificação semelhante à sua própria página. Idealmente, você deseja uma mistura de links nofollow e dofollow em sua página para garantir que os mecanismos de pesquisa não vejam seu conteúdo simplesmente como um veículo para pontos de PageRank.

Quanto tempo o Google leva para reconhecer um link dofollow?

Embora não haja uma resposta difícil e rápida aqui, já que os spiders dos mecanismos de pesquisa rastreiam um volume significativo de páginas a cada dia, os links dofollow são geralmente reconhecidos pelo Google dentro de dois a quatro dias após serem postados.

Se o seu site tiver baixos volumes de tráfego e os links dofollow que você está criando ou recebendo vêm de páginas da web igualmente pequenas, pode levar mais tempo para o PageRank reconhecer esses links. Se você tiver a sorte de receber um backlink de um site altamente classificado, entretanto, poderá ver o benefício em apenas alguns dias.

Os links dofollow continuam sendo um aspecto crítico dos esforços de SEO e de classificação de pesquisa, mas devem ser usados ​​estrategicamente para fornecer benefícios substanciais.

seo mitos

Fonte original

Deixe um comentário

Back To Top